
Silvana Grandi é presidente e fundadora da OSCIP SER Sustentável. Por entender que Sustentabilidade é sinônimo de missão integral, Silvana está fortemente engajada com um projeto que visa trabalhar, simultaneamente, cidadania e meio ambiente com foco em pessoas com dependência química e suas famílias, idosos e pessoas com necessidades especiais. Em junho de 2013, Silvana fundou a SER Sustentável – Capacitação, Convivência e Reintegração Social com o objetivo de cuidar e promover o desenvolvimento humano dessas pessoas marginalizadas da sociedade. O projeto visa trabalhar de forma interdisciplinar, promover a reintegração de família e dar acompanhamento contínuo após a sua recuperação. A organização também busca ser um centro de referência sustentável, inspirando pessoas e organizações que trabalham com este segmento da sociedade de forma humanizada. Em 2015, ela viajou para Rimini – Itália para vivenciar o projeto San Patrignano, premiado pela ONU, que é interdisciplinar e de grande impacto social, e a inspirou a adaptar o modelo no Brasil.

O trabalho da Ser Sustentável consiste em fiscalizar, humanizar e promover ações multidisciplinares em comunidades terapêuticas e clínicas para pessoas com a dependência do álcool e outras drogas. Atualmente faltam espaços que promovam a efetiva recuperação destas pessoas. “Queremos também reinseri-los na sociedade com geração de trabalho e renda, utilizando oficinas e projetos sustentáveis de recuperação.”
Em 2015, a Ser Sustentável realizou parcerias com comunidades terapêuticas para formar empreendedores, promoveu eventos e conferências sobre drogas e recuperação humanizada e realizou cursos de laborterapia para dependentes químicos como: plantio de alimentos orgânicos, reciclagem, minhocário e adubos orgânicos. A organização também criou um coral de pessoas com dependência química, provando que a música é uma grande ferramenta de apoio para a recuperação dessas pessoas.
A Ser Sustentável participou de eventos internacionais como:
Suíça: SIGEF 2014, onde vivenciaram momentos importantes através da plataforma Horyou.
Costa Rica: A organização conheceu de perto o projeto realizando pela Fundação Gênesis, onde em um mesmo local é possível recuperar dependentes químicos, cuidar da pessoa idosa, ter uma escola infantil, atendimento médico para pessoas com câncer e terapias ocupacionais para crianças portadoras de deficiência intelectual.
Itália: A equipe conheceu o espaço San Patrignano, premiado pela ONU. Este espaço já recuperou milhares de pessoas com a dependência do álcool e outras drogas.
A Ser Sustentável tem um projeto especial para breve, que é buscar um espaço grande para implementação do projeto de reinserção social para pessoas com dependência química, idosos e pessoas com necessidades especiais, utilizando o modelo San Patrignano adaptado ao Brasil. A partir deste espaço de referência, a organização pretende adotar um sistema de franquias de espaços similares para que projetos sociais não percam a visão de qualidade e humanização que devam possuir. O projeto está em fase de implantação e a organização precisa de parceiros.
Silvania Grandi: “A Horyou, além de ser uma plataforma rica em informações e em organizações sérias, também influencia o mundo a buscar continuamente novos olhares, projetos inovadores e contatos com pessoas experientes fazendo com que cada membro agregue valor em seu projeto. Nos deu a oportunidade de conhecer novas culturas e nos impulsiona o tempo todo a não desistir. São importantes motivadores e mobilizadores de ações sociais.”
Conheça o perfil da Ser Sustentável aqui.