Criado há dez anos como uma ação de responsabilidade social corporativa da Eurofarma Laboratórios, o Instituto Eurofarma vem atuando desde então em projetos nas áreas educacional e de desenvolvimento sustentável. Com foco em crianças e jovens de escolas públicas da região sul de São Paulo, o Instituto oferece oficinas complementares, cursos profissionalizantes e de preparação para a universidade, além de desenvolver programas de conservação da água. Em entrevista ao Horyou blog, a gerente de responsabilidade social da Eurofarma, Neide Rocha, fala sobre educação, inclusão social e sobre o papel das empresas na construção de um mundo melhor.

O Instituto Eurofarma oferece oficinas, cursos profissionalizantes e de preparação para a universidade
O Instituto Eurofarma oferece oficinas, cursos profissionalizantes e de preparação para a universidade

1. O que é o Instituto Eurofarma e qual a sua história? 

Fruto da opção da Eurofarma em criar e conduzir programas próprios, prioritariamente nas áreas de educação e formação de jovens, o Instituto Eurofarma está completando 10 anos. Criado com o objetivo de aprimorar a gestão dos investimentos sociais da companhia, ele já beneficiou mais de 43 mil pessoas ao longo de sua história. Focado no desenvolvimento sustentável e na manutenção da educação e inclusão social, o Instituto contribuiu e continua contribuindo para a transformação de muitas vidas. Mantido 100% pela Eurofarma Laboratórios, o Instituto oferece atividades de cunho educacional em três frentes: educação complementar, ambiental e profissionalizante.

2. Quais são os principais projetos do Instituto?

O Instituto atende estudantes de escolas públicas da zona sul da cidade de São Paulo e de Itapevi, com cursos nas áreas de Administração, Comunicação, Enfermagem, Informática, Idiomas e Educação Complementar.

O projeto Matéria-prima, que está inserido no grupo de projetos de educação complementar, atende crianças de 07 a 13 anos no contra turno escolar e, por meio de oficinas lúdicas, artísticas, culturais e pedagógicas, foca na melhora da oralidade e escrita, além de trabalhar o raciocínio lógico desses alunos. O Instituto também oferece cursos profissionalizantes para jovens nas áreas de Administração, Comunicação, Enfermagem, Informática, Idiomas e Educação Complementar. Entre os destaques também está o projeto “De Olho no Enem”, curso preparatório com metodologia totalmente desenvolvida pelo próprio Instituto, com foco nas disciplinas de matemática e língua portuguesa para jovens do 3º ano do Ensino Médio. No último ano, 100% dos estudantes conseguiram notas altas no Exame Nacional, ultrapassando a média nacional e nota mínima exigida pelo governo e 69% deles conquistaram vagas em universidades públicas ou faculdades privadas com bolsas de estudo. A única exigência é que todos precisam estar estudando em escolas públicas ou terem vindo de uma.

3. Quais foram os resultados do Instituto em 2015 e quais são as metas para 2016?

Apenas no ano passado, mais de nove mil pessoas foram beneficiadas diretamente nos projetos sociais do Instituto Eurofarma, número 12% superior ao registrado em 2014. Mesmo diante de um cenário econômico desafiador que o país atravessa, gerado por um ambiente de crise política e de incertezas, os investimentos em projetos educacionais no ano de 2015 também aumentaram, crescendo acima de 20% sobre o ano anterior. A área de Responsabilidade Social Corporativa recebeu aportes de R$11,5 milhões no ano, valor correspondente a 6% do lucro líquido do exercício. Nosso principal objetivo para 2016 é contribuir para uma educação de qualidade onde os jovens tenham condições de competir por boas colocações / empregos no mercado de trabalho.

O Instituto apoia crianças e adolescentes da Zona Sul de São Paulo
O Instituto apoia crianças e adolescentes da Zona Sul de São Paulo

4. Através dos objetivos de desenvolvimento sustentável, a ONU vem falando sobre a importância da participação do setor privado em projetos de sustentabilidade e desenvolvimento social. Qual é o papel das empresas na criação de um futuro melhor e mais justo?

O Instituto Eurofarma nasceu com a missão de promover a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento sustentável por meio da educação transformadora. E é isso que vimos fazendo e que é um grande motivo de orgulho para a nossa companhia. Compartilhar com a sociedade uma parcela dos nossos ganhos é um importante valor para os acionistas e motivo de orgulho para todos que trabalham na Eurofarma. Compartilhamos da crença que nosso compromisso com a sociedade vai além da nossa atividade-fim. A contribuição do empresariado é fundamental na busca de uma sociedade mais justa e inclusiva. Nós crescemos muito nas atividades de responsabilidade social corporativa desde a fundação do Instituto, mas queremos ir além. Este desafio nos inspira diariamente e nos dá um sentido maior ao que fazemos.

5. O Brasil vem passando por grandes desafios em relação à gestão da água. Como o Instituto Eurofarma vem trabalhando com a questão da conservação desse recurso?

Acompanhamos a política ambiental da Eurofarma que preza pelo uso consciente e sustentável dos recursos naturais. O Instituto Eurofarma implantou em todas as suas três unidades de atendimento o sistema de redutores de vazão nas torneiras, além de temas como gestão de resíduos, uso de reciclagem e oficinas de sustentabilidade serem foco de atividades educacionais. Outra iniciativa é o amigo squeeze – uma iniciativa onde os alunos fazem um “amigo secreto” somente de garrafas squeeze com o objetivo de reduzir a utilização de copos descartáveis no instituto e em outros espaços que frequentem.

6. Horyou é uma rede social para o bem social que tem como lema Sonhar, Inspirar e Agir. O que essas palavras significam para o Instituto Eurofarma?

A Missão do Instituto é “Promover a inclusão socioeconômica e o desenvolvimento sustentável por meio da educação transformadora”, portanto, sonhar, inspirar e agir são ações intrínsecas em nossos objetivos.

Por Vívian Soares

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on FacebookEmail this to someone