O Brasil é o campeão mundial de violência contra as pessoas transgênero – além da gravidade das ameaças físicas, há outro tipo de violência menos visível. O preconceito contra essa parcela da população leva à marginalização e à falta de oportunidades de trabalho, estudo e integração à sociedade. Pensando nesse cenário, a empresa de bebidas Pernod Ricard Brasil fez uma parceria com as ONGs Transemprego e a Casal para lançar uma iniciativa de transformação e inclusão: um programa que oferece cursos profissionalizantes gratuitos na área de coquetelaria, já que essas pessoas encontram mais abertura no ambiente de bares e casas noturnas. Cinco turmas já foram organizadas e os participantes já vêm usando modernas técnicas nacionais e internacionais para preparação de coqueteis e atendimento ao público. No final, todas ganham um certificado da Drink Design, que é uma das empresas mais renomadas do Brasil nesse quesito. Entrevistamos Luana Iurillo, porta-voz da Pernod Ricard Brasil, sobre essa iniciativa de inclusão e profissionalização.

Quando e por que a Pernod Ricard decidiu lançar o projeto de formação do público transgênero?
O treinamento de bartenders para o público transgênero faz parte de uma campanha chamada Absolut Art Resistance. Essa campanha possui foco no público LGBTQ+, especialmente nos Transgêneros. Por isso, firmamos parceria com artistas renomadas como Mc Linn da Quebrada e As Bahias e a Cozinha Mineira, que permeiam este universo. Por outro lado, não temos como pensar em Transgêneros sem levar em consideração que essa parte da população ainda é muito vulnerável na sociedade por causa do preconceito e, por isso, enfrenta mais obstáculos do que o normal para ingressar no mercado de trabalho. A partir disso, pensamos em oferecer o curso de bartender e barback para gerar conhecimento a esses participantes para que eles possam ter qualificação para trabalharem em eventos e festas.
Já existia algo parecido no exterior ou foi uma iniciativa 100% local?
Absolut apoia a arte e a criatividade como motores do progresso no mundo todo desde a década de 70. Porém, por mais que a campanha Art Resistance retrate o posicionamento global da marca, este é um projeto idealizado pela Pernod Ricard Brasil. Estamos sempre apoiando produções do universo artístico e LGBTQ+. Um exemplo claro de que isso está no nosso DNA é que, recentemente, aqui no Brasil, Absolut foi uma das primeiras empresas a se posicionar publicamente em sua fanpage sobre a polêmica da “cura gay”. Além disso, no passado, a marca já firmou parceria com grandes nomes da arte, como Keith Haring, Andy Warhol, Joyce Tenneson, Ross Bleckner e entre outros.
Qual o potencial a empresa vê nesses alunos?
Os participantes estão enxergando nesse curso uma oportunidade de profissionalização. Tornar-se um bartender profissional exige muita disciplina e técnica. Todos eles conseguiram assimilar isso já no primeiro dia. Eles estão bastante animados e recebemos um retorno que ficaram muito felizes com essa chance que estão tendo. Para nós, é gratificante poder participar ativamente dessa formação e acompanhar de perto a evolução de cada um deles. Esperamos que eles sejam os primeiros a gerar uma consciência para o mundo sobre a grande oportunidade que existe de profissionalizar pessoas com um grau de energia e força de vontade para fazer a diferença. E que tudo isso não tem a ver com identidade de gênero ou orientação sexual.
Vale ressaltar ainda, que, este ano, Absolut promoverá uma festa como parte das ativações da campanha Art Resistance. Nesse evento nós vamos convidar os melhores alunos do curso para já atuarem profissionalmente, colocando em prática todo o aprendizado que foi adquirido. Além disso, vamos indicá-los para toda nossa rede de fornecedores que atuam nesse universo de festas, bares e mixologia. Uma ótima notícia é que até os sócios da Drink Design já sinalizaram interesse em chamar alguns alunos para fazerem parte do staff da empresa.
Horyou apoia as iniciativas de inovação social que ajudam o mundo a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e é organizadora do SIGEF, o Fórum de Inovação Social e Ética Global. Seja a mudança, seja Horyou!