André Trigueiro
André Trigueiro

Jornalista, professor, autor de livros sobre sustentabilidade e humanismo e ativista do meio ambiente, André Trigueiro é um profissional dedicado às causas em que acredita. No Brasil, André é conhecido como repórter e âncora da TV Globo e da GloboNews, mas seu trabalho e seu engajamento vão muito além – além da TV, ele atua como comentarista de rádio e também se dedica às carreiras acadêmica e editorial. André conversou com o Horyou blog sobre sua carreira, visão de mundo e sobre bem social.

1) Você é um profissional multifacetado: jornalista, escritor, editor, professor. Como você concilia todas essas atividades?

Eu estou vivo e em condições de produzir. Vou caminhando sem parar para pensar em coisas que já foram consolidadas ou consumadas. Eu acho que nós sempre temos que olhar para frente e verificar o que ainda não foi feito, o que precisa ser feito de uma maneira mais inteligente e efetiva.

2) Quais são suas inspirações para criar e idealizar seus projetos e sua trajetória como ser humano?

Eu acredito que sou como todas as pessoas. Nós temos que aproveitar nosso tempo, energia e nossas condições para trabalhar e tentar fazer nossa parte em favor de um mundo melhor e mais justo.

André é conhecido como repórter e apresentador de TV
André é conhecido como repórter e apresentador de TV

3) Como você começou a traçar sua trajetória pessoal e profissional?

Eu não sei dizer de onde veio, principalmente porque eu sou reencarnacionista, então é difícil mapear a origem. Certamente é uma soma de influências das mais diversas fontes que determinam, digamos, uma cosmovisão, uma percepção do mundo, uma escala de valores éticos e morais à maior pré-disposição para fazer as ações. Nós somos uma soma de influências: a sociologia explica bem como se resolve esse fenômeno da absorção, de uma carga monumental de informações que, desde a infância, agente se apodera, recicla, elabora e devolve.

4) Sua história de vida e projeto transmitem uma boa energia e a vontade de construir um mundo melhor. Você tem positividade e faz o bem social. Essa é a sua mensagem para o mundo?

Isso combina com minha cosmovisão. Para mim é importante ter uma postura, sempre que possível, onde a sensibilidade para o coletivo esteja presente.

5) Qual a sua mensagem para a plataforma Horyou sobre inspirações, ações e positividade?

Nós precisamos ter a consciência de que a vida não é uma casualidade. Há um sentido inteligente da existência e todos precisam descobri-lo, o quanto antes, para empregar o tempo e a energia dentro de uma perspectiva de aprendizado e de uso inteligente dos recursos que estão a nossas mãos em favor do coletivo, do planeta. Devemos procurar promover a qualidade de vida, o respeito enquanto espécie no topo da cadeia evolutiva com os demais seres da criação e, de alguma forma, aprender que esse de fato é o caminho mais nobre e também o emprego mais ético do uso do tempo e da energia que dispomos para realizar os trabalhos que achamos mais importantes.

Por Claudio Rahal

Tweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedInShare on FacebookEmail this to someone